Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coração Com'Vida - O Final!

A tarde de Domingo, último dia de Semana da Freguesia de Coração de Jesus, iniciou-se já passava das 16 horas. O Agrupamento do CNE n.º 1106 - escutismo, sedeado na paróquia, organizou um peddy paper para o qual se inscreveram 5 equipas. Dadas as instruções necessárias, os participantes foram partindo à descoberta do trajecto e das actividades propostas.

Entretanto já havia no ar um cheiro a churrasco que activava as glândulas salivares de todos os que chegavam aos Jardins de Marzovelos, junto ao Hotel. Um porco de mais de 80 kg estava já a rodar, recebendo o calor escaldante do Sol e do braseiro que o ia assando.

A aparelhagem de som, emprestada pela Associação de Reformados, continuava a emitir belas canções, em reportório diversificado, animando o recinto e fazendo chegar aos residentes um sinal de animação e alegria. O Vereador da CM de Viseu, Prof. Lemos, teve oportunidade de fazer uma visita ao espaço e testemunhar que à medida que o tempo passava mais pessoas se aproximavam.

Já passavam das 18:30h quando foi anunciada a presença do Presidente da Câmara Municipal que maior dignidade veio dar a este acontecimento inédito na Freguesia. Tomou a palavra o Presidente da Junta que saudou os presentes e realçou a importância desta iniciativa, que pretende deixar evidente uma forma diferente de fazer politica de proximidade para com as pessoas. O Dr. Fernando Ruas também fez uma intervenção elogiando o dinamismo que se está a sentir na Freguesia de Coração de Jesus, não deixando de reforçar que também ele é freguês e se preocupa com o bom e o menos bom que encontra em Coração de Jesus, assumindo-se, - tal como o devem fazer todos - olhos denunciadores de situações anómalas para que rapidamente possam ser normalizadas.

Iam chegando também as equipas do peddy-paper, entre as quais uma delas, constituída por pessoas com mais idade, comparando com as crianças e jovens q integravam as restantes. E a verdade é que foi essa mesma equipa que ganhou a actividade. “Os Cotas” receberam o primeiro prémio mas todas as outras foram também premiadas por terem participado.

Entretanto estavam reunidas as condições para que os presentes fossem convidados a iniciar o lanche-convívio. E ao som dos acordeões que já tinham iniciado os primeiros acordes, se saborearam as sandes, degustando as febras grelhadas do porco no espeto, acompanhada com bebidas existentes. O vinho do Dão não faltou que, regra geral, foi ingerido com moderação.

A dança, as conversas animadas em grupos reunidos aqui e ali, em todo o recinto, as musicas e canções levaram-nos ao final da tardem com o sol a pôr-se, escondido pelo edifício do Montebelo! Era o sinal que o “Coração Com’ Vida” chegava ao fim. Porém notava-se nos presentes que ficaram agradados com este ideia de fazer uma Semana Cultural para unir as pessoas e as despertar para o seu importante papel de cidadãos responsáveis, capazes de fazer maior uma grande freguesia! E, claro, o encerramento fez-se ao som de "Viseu, Senhora da Beira"!

Sem comentários:

Enviar um comentário