Na Escola Básica João de Barros, tal como estava previsto, decorreu a conferência sobre a “Pedagogia de Leitura”. Esta acção de formação destinava-se a pais e professores e teve distintos conferencistas, tal como havia sido anunciado.
O Dr. Fernando Vale trouxe-nos as memórias da sua vida preenchida a favor da Língua Portuguesa, pátria de milhões de falantes dos países lusófonos.
Recordou-nos a importância dos contos, das fábulas e da magia dos livros que despertam o imaginário das crianças que outrora e hoje beneficiam de poderem ter gratas experiências das histórias ao adormecer!
Deu relevância aos trabalhos que promoveu e organizou. Daqueles em que participou e de que é autor, sempre com a preocupação de divulgar a palavra escrita que deve ser bebida com sofreguidão, que desperta avidez pelo livro, como amigo, que gera gosto e descoberta.
Tivemos oportunidade de tomar contacto, em acto prévio, com a sua nova obra, a lançar em breve, que estabelece paralelismos com “Viseu de Portugal e Viseu do Brasil”! Embora o livro não esteja à venda nas livrarias, já poderá ser adquirido através da Junta de Freguesia. Soubemos que a provável geminação entre as duas cidades, a formalizar oportunamente, será ocasião favorável e adequada para o seu lançamento.
O Dr. Henrique Almeida deu-nos uma oportuna e eloquente lição de como lidar com a leitura, suas vantagens durante toda a vida, para despertar curiosidades, reforçar motivações, gerar partilhas, suscitar conhecimentos, engrandecer o léxico e melhorar a escrita!
Soubemos que, embora se diga o contrário, o povo português está a ler cada vez mais. As publicações escritas são cada vez em maior número, pois, à estampa, são dados mensalmente dezenas de títulos. Cumulativamente e de importância inquestionável, as pessoas fazem leituras assiduamente e nas mais variadas situações do quotidiano, incluindo os actos cada vez mais habituais de captar informação plasmada ao nosso redor e obtida de contactos assíduos com televisão e internet. Estes canais que tornam a informação mais disponível deverão ser olhados como meios incontornáveis de promoção de leitura se extirpados os excessos e a informação menos ajustada.
E como se deve aprender a ler antes de saber ler, ficou-nos o repto para ler aos mais novos, às crianças que devem adormecer com uma leitura bem feita, treinada e comentada, se necessário.
Se os poderes instituídos, nos últimos anos, muito têm feito para promover a leitura, é necessário ler e, lendo, motivar para ler!
Pouco mais de duas dezenas de pessoas ouviram atentamente as comunicações feitas. Com certeza saíram da sessão mais despertas para os benefícios da leitura e capazes de, como pais ou professores, poderem tomar iniciativas de defesa da língua e da leitura.
Estiveram presentes neste evento do “Coração Com ‘Vida”, além do Presidente da Assembleia de Freguesia e dois membros deste órgão, o Director do Agrupamento de Escolas de Marzovelos, como anfitrião, representante do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, um dos vogais de do Executivo e o seu Presidente, que encerrando o colóquio, agradeceu aos participantes entregou, aos oradores e aos Agrupamentos, uma peça alusiva à Semana de Freguesia de Coração.
Sem comentários:
Enviar um comentário