Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

Dia 30 de Maio - Manhã com Vida!

Chegámos ao final da 1.ª edição da Semana da Freguesia de Coração de Jesus. Um programa recheado de acontecimentos importantes e de elevado valor cultural, artístico, etnográfico e lúdico-desportivo.

Na manhã deste Domingo, dia 30 de Maio, iniciaram-se as actividades com uma caminhada a que aderiram mais de três dezenas de pessoas, grupo a que se juntou o Vereador Municipal responsável pelo Pelouro do Desporto, Dr. Guilherme Almeida, que desejou assim dar um sinal de apreço à iniciativa do “Coração Com‘Vida”. De camisola da freguesia vestida, os caminhantes partiram dos Jardins de Marzovelos rumo aos Bombeiros Municipais, passando pela Rotunda Carlos Lopes e seguindo para o Rossio. Subiram depois a Av. 25 de Abril e pela Estrada da Circunvalação retomaram o ponto de partida. Foi muito saudável viver esta experiência, que além de cuidar do coração dos participantes, constituiu uma saudável envolvência nesta ideia brilhante de realizar a Semana da Freguesia. Assim se tratou do corpo! Foi um início de manhã "com Vida"!

Pelas 11 horas, na Igreja Matriz da Paróquia de Coração ocorreu a Missa Solene onde marcaram presença o Presidente da Junta, a maioria dos vogais, o Presidente da Assembleia de Freguesia e alguns membros deste órgão deliberativo.

O Pároco, P.e Dr. Milton da Encarnação, ao iniciar a Eucaristia, referiu-se ao acontecimento. Saudou os autarcas de freguesia presentes, realçando a importância de se realizar uma semana cultural. No momento da homilia, brindou toda a assembleia eucarística com esclarecimentos oportunos relativamente ao modo organizativo das duas entidades: Paróquia, comunidade de crentes, ao serviço de todos e Freguesia, de cariz civil, estrutura que, sem olhar a credos, deve abranger todos e a todos servir. Foi muito interessante saber que os termos que hoje vigoram para denominar as duas entidades (religiosa e civil) são, de certa forma, sinónimos uma vez que, antigamente, “freguesia” e “paróquia” não evidenciavam uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica. Aliás foi a expressão latina fillius eclesiae que deu origem a freguês – filho da Igreja. Só mais tarde, surge a estrutura civil da Junta de Paróquia, autonomizada da estrutura eclesiástica, passando as paróquias civis a designarem-se freguesias (e a Junta de Paróquia passa a designar-se Junta de Freguesia), fixando-se assim a diferença entre a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia); Antigamente chamava-se paróquia a cada comunidades de vizinhos, e freguesia era um agregado ou comunidade onde todos se sentiam igreja. Porém, posteriormente, passa a ser considerada uma comunidade de “comunidades”, ou seja, "são os agregados de famílias, que dentro do território municipal, desenvolvem uma acção social comum". Foi neste contexto que o P.e Milton recordou que se poderá dizer que a comunidade de crentes usa o termo civil e a comunidade civil usa o termo eclesiástico. No final da Eucaristia, marcando um momento de humor, apelou para que quer a Igreja de Coração de Jesus quer a Freguesia de Viseu- Coração de Jesus acordem num princípio: “Só há dois tipos de pessoas – as que são de Coração de Jesus e as que, não sendo, gostavam de o serem”!

Assim finalizou a manhã, tratando das pessoas, corpo e espírito! Foi um final de manhã "com Vida"!

Sem comentários:

Enviar um comentário