Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coração Com'Vida - O Final!

A tarde de Domingo, último dia de Semana da Freguesia de Coração de Jesus, iniciou-se já passava das 16 horas. O Agrupamento do CNE n.º 1106 - escutismo, sedeado na paróquia, organizou um peddy paper para o qual se inscreveram 5 equipas. Dadas as instruções necessárias, os participantes foram partindo à descoberta do trajecto e das actividades propostas.

Entretanto já havia no ar um cheiro a churrasco que activava as glândulas salivares de todos os que chegavam aos Jardins de Marzovelos, junto ao Hotel. Um porco de mais de 80 kg estava já a rodar, recebendo o calor escaldante do Sol e do braseiro que o ia assando.

A aparelhagem de som, emprestada pela Associação de Reformados, continuava a emitir belas canções, em reportório diversificado, animando o recinto e fazendo chegar aos residentes um sinal de animação e alegria. O Vereador da CM de Viseu, Prof. Lemos, teve oportunidade de fazer uma visita ao espaço e testemunhar que à medida que o tempo passava mais pessoas se aproximavam.

Já passavam das 18:30h quando foi anunciada a presença do Presidente da Câmara Municipal que maior dignidade veio dar a este acontecimento inédito na Freguesia. Tomou a palavra o Presidente da Junta que saudou os presentes e realçou a importância desta iniciativa, que pretende deixar evidente uma forma diferente de fazer politica de proximidade para com as pessoas. O Dr. Fernando Ruas também fez uma intervenção elogiando o dinamismo que se está a sentir na Freguesia de Coração de Jesus, não deixando de reforçar que também ele é freguês e se preocupa com o bom e o menos bom que encontra em Coração de Jesus, assumindo-se, - tal como o devem fazer todos - olhos denunciadores de situações anómalas para que rapidamente possam ser normalizadas.

Iam chegando também as equipas do peddy-paper, entre as quais uma delas, constituída por pessoas com mais idade, comparando com as crianças e jovens q integravam as restantes. E a verdade é que foi essa mesma equipa que ganhou a actividade. “Os Cotas” receberam o primeiro prémio mas todas as outras foram também premiadas por terem participado.

Entretanto estavam reunidas as condições para que os presentes fossem convidados a iniciar o lanche-convívio. E ao som dos acordeões que já tinham iniciado os primeiros acordes, se saborearam as sandes, degustando as febras grelhadas do porco no espeto, acompanhada com bebidas existentes. O vinho do Dão não faltou que, regra geral, foi ingerido com moderação.

A dança, as conversas animadas em grupos reunidos aqui e ali, em todo o recinto, as musicas e canções levaram-nos ao final da tardem com o sol a pôr-se, escondido pelo edifício do Montebelo! Era o sinal que o “Coração Com’ Vida” chegava ao fim. Porém notava-se nos presentes que ficaram agradados com este ideia de fazer uma Semana Cultural para unir as pessoas e as despertar para o seu importante papel de cidadãos responsáveis, capazes de fazer maior uma grande freguesia! E, claro, o encerramento fez-se ao som de "Viseu, Senhora da Beira"!

domingo, 30 de maio de 2010

Dia 30 de Maio - Manhã com Vida!

Chegámos ao final da 1.ª edição da Semana da Freguesia de Coração de Jesus. Um programa recheado de acontecimentos importantes e de elevado valor cultural, artístico, etnográfico e lúdico-desportivo.

Na manhã deste Domingo, dia 30 de Maio, iniciaram-se as actividades com uma caminhada a que aderiram mais de três dezenas de pessoas, grupo a que se juntou o Vereador Municipal responsável pelo Pelouro do Desporto, Dr. Guilherme Almeida, que desejou assim dar um sinal de apreço à iniciativa do “Coração Com‘Vida”. De camisola da freguesia vestida, os caminhantes partiram dos Jardins de Marzovelos rumo aos Bombeiros Municipais, passando pela Rotunda Carlos Lopes e seguindo para o Rossio. Subiram depois a Av. 25 de Abril e pela Estrada da Circunvalação retomaram o ponto de partida. Foi muito saudável viver esta experiência, que além de cuidar do coração dos participantes, constituiu uma saudável envolvência nesta ideia brilhante de realizar a Semana da Freguesia. Assim se tratou do corpo! Foi um início de manhã "com Vida"!

Pelas 11 horas, na Igreja Matriz da Paróquia de Coração ocorreu a Missa Solene onde marcaram presença o Presidente da Junta, a maioria dos vogais, o Presidente da Assembleia de Freguesia e alguns membros deste órgão deliberativo.

O Pároco, P.e Dr. Milton da Encarnação, ao iniciar a Eucaristia, referiu-se ao acontecimento. Saudou os autarcas de freguesia presentes, realçando a importância de se realizar uma semana cultural. No momento da homilia, brindou toda a assembleia eucarística com esclarecimentos oportunos relativamente ao modo organizativo das duas entidades: Paróquia, comunidade de crentes, ao serviço de todos e Freguesia, de cariz civil, estrutura que, sem olhar a credos, deve abranger todos e a todos servir. Foi muito interessante saber que os termos que hoje vigoram para denominar as duas entidades (religiosa e civil) são, de certa forma, sinónimos uma vez que, antigamente, “freguesia” e “paróquia” não evidenciavam uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica. Aliás foi a expressão latina fillius eclesiae que deu origem a freguês – filho da Igreja. Só mais tarde, surge a estrutura civil da Junta de Paróquia, autonomizada da estrutura eclesiástica, passando as paróquias civis a designarem-se freguesias (e a Junta de Paróquia passa a designar-se Junta de Freguesia), fixando-se assim a diferença entre a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia); Antigamente chamava-se paróquia a cada comunidades de vizinhos, e freguesia era um agregado ou comunidade onde todos se sentiam igreja. Porém, posteriormente, passa a ser considerada uma comunidade de “comunidades”, ou seja, "são os agregados de famílias, que dentro do território municipal, desenvolvem uma acção social comum". Foi neste contexto que o P.e Milton recordou que se poderá dizer que a comunidade de crentes usa o termo civil e a comunidade civil usa o termo eclesiástico. No final da Eucaristia, marcando um momento de humor, apelou para que quer a Igreja de Coração de Jesus quer a Freguesia de Viseu- Coração de Jesus acordem num princípio: “Só há dois tipos de pessoas – as que são de Coração de Jesus e as que, não sendo, gostavam de o serem”!

Assim finalizou a manhã, tratando das pessoas, corpo e espírito! Foi um final de manhã "com Vida"!

Malafaia - Jogos Tradicionais - Palha d'Aço

Hoje, sábado, dia 29 de Maio, foi um dia diferente para a Freguesia de Coração de Jesus. Bem cedo rumaram a Viana do Castelo, os residentes mais idosos da freguesia que, acompanhados por alguns membros da Junta, tiveram oportunidade de viver momentos de alegria e animação na Quinta da Malafaia. Trata-se duma gentileza da Câmara Municipal de Viseu, este ano integrando o “Coração Com’Vida”.

Durante a manhã, estava previsto um Encontro de Jogos Tradicionais! Existiu som e apelo no Polivalente Dr. Fernando Ruas, mas as pessoas estiveram ausentes, Insistiu-se à tarde, fruto do empenho demonstrado pelo BUB. A insistência teve resultados pois apareceram algumas crianças e jovens e até alguns adultos que tiveram oportunidade de realizar alguns dos jogos para os quais havia sido montada a pista de obstáculos.

A noite começa para as bandas de Jugueiros! De facto, a parceria entre o “Palha d’Aço” e o “CoraçãoCom’Vida” permitiu uma animação diferente naquele espaço nocturno com referências à Semana da Freguesia e até uma atenção perante o consumo efectuado pelas pessoas da freguesia.

sábado, 29 de maio de 2010

Concerto . Coros e Instrumentos

Cumprindo o programa da 1.ª Semana da Freguesia de Coração de Jesus – Viseu, decorreu na noite do dia 28 de Maio, tal como estava previsto o Concerto de Coros e Instrumentos, no Auditório de Igreja Nova. Com uma sala muito bem composta foi possível ouvir um reportório muito variado, com execuções talentosas e de elevado nível artístico.

A actuação integrou interpretes que estudam musica no Conservatório “Dr Azeredo Perdigão” e frequentam o projecto do Ensino Articulado com a Escola Grão-Vasco.
Foi muito agradável ouvir peças musicais variadas de Shumann, de Suzuki, de Tisserand, de Bach, de Gonçalo Paredes, de Botelho Leitão, de AJ Fernandes e de Shubert. Além de actuações instrumentais com acompanhamento a piano também se aplaudiram os momentos corais que foram ofertados, com vozes jovens e afinadas.
Mais uma iniciativa que teve a adesão de um elevado número de pessoas que assim se integraram nas actividades de “Coração Com’Vida”, numa promoção da Junta de Freguesia, cujo executivo esteve presente com o Presidente e quase todos os vogais e onde a Assembleia de Freguesia esteve representada.

Porém não foi só este acontecimento que decorreu nesta sexta-feira, dia 28 de Maio. Durante todo o dia esteve junto à Igreja dos Terceiros, no Rossio, uma tenda para rastreio a que se deu o nome de “Coração Saudável”. Durante todo o dia, finalistas de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, de modo afável e empenhadamente, atenderam as pessoas avaliando tensão arterial, massa corporal, colesterol e outros indicadores que conhecidos podem evitar males piores. A adesão das pessoas foi tal que durante todo o dia se viram filas de interessados nesta consulta gratuita proporcionada no âmbito do Coração Com’Vida.

Outra iniciativa, que se manterá patente durante toda a semana, é a exposição de trabalhos gráficos executados pelos alunos das Escolas do 1.º Ciclo que se encontram na área geográfica da freguesia. Quem desejar ver os desenhos basta dirigir-se às galerias do edifício da sede da Freguesia de Coração de Jesus.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

HiFi abrilhantaram o "Coração Com'Vida"!

Passavam poucos minutos das 22h quando a banda Viseense HIFi passou da fase de afinação de instrumentos e acerto de sons para a sua actuação.
Algumas pessoas estavam já nas imediações do Bairro Novo de Marzovelos e, pouco a pouco, foram ocupando o amplo espaço que foi reservado para o concerto, mesmo na rua de acesso ao bairro social, nas imediações do Hotel Montebelo.
A actuação foi animada, muito dinâmica e relacional com o público, essencialmente jovem, que foi passando pelo recinto em número que não estaria muito longe das 1500 pessoas.
Foram muitas as músicas com que este grupo brindou o público. Pessoas que, com a sua presença, quiseram usufruir do som, da luz, da cor e do espectáculo que os HIFI proporcionam.
Até o Presidente da Câmara Municipal de Viseu fez questão de estar a aplaudir e assim sintonizar-se com “Coração Com’Vida” da 1.ª Semana da Freguesia de Coração de Jesus.
Além da maioria dos membros do executivo estiveram também presente uma representação, embora diminuta, da Assembleia de Freguesia.

A Pedagogia da Leitura

Na Escola Básica João de Barros, tal como estava previsto, decorreu a conferência sobre a “Pedagogia de Leitura”. Esta acção de formação destinava-se a pais e professores e teve distintos conferencistas, tal como havia sido anunciado.

O Dr. Fernando Vale trouxe-nos as memórias da sua vida preenchida a favor da Língua Portuguesa, pátria de milhões de falantes dos países lusófonos.

Recordou-nos a importância dos contos, das fábulas e da magia dos livros que despertam o imaginário das crianças que outrora e hoje beneficiam de poderem ter gratas experiências das histórias ao adormecer!

Deu relevância aos trabalhos que promoveu e organizou. Daqueles em que participou e de que é autor, sempre com a preocupação de divulgar a palavra escrita que deve ser bebida com sofreguidão, que desperta avidez pelo livro, como amigo, que gera gosto e descoberta.

Tivemos oportunidade de tomar contacto, em acto prévio, com a sua nova obra, a lançar em breve, que estabelece paralelismos com “Viseu de Portugal e Viseu do Brasil”! Embora o livro não esteja à venda nas livrarias, já poderá ser adquirido através da Junta de Freguesia. Soubemos que a provável geminação entre as duas cidades, a formalizar oportunamente, será ocasião favorável e adequada para o seu lançamento.

O Dr. Henrique Almeida deu-nos uma oportuna e eloquente lição de como lidar com a leitura, suas vantagens durante toda a vida, para despertar curiosidades, reforçar motivações, gerar partilhas, suscitar conhecimentos, engrandecer o léxico e melhorar a escrita!

Soubemos que, embora se diga o contrário, o povo português está a ler cada vez mais. As publicações escritas são cada vez em maior número, pois, à estampa, são dados mensalmente dezenas de títulos. Cumulativamente e de importância inquestionável, as pessoas fazem leituras assiduamente e nas mais variadas situações do quotidiano, incluindo os actos cada vez mais habituais de captar informação plasmada ao nosso redor e obtida de contactos assíduos com televisão e internet. Estes canais que tornam a informação mais disponível deverão ser olhados como meios incontornáveis de promoção de leitura se extirpados os excessos e a informação menos ajustada.

E como se deve aprender a ler antes de saber ler, ficou-nos o repto para ler aos mais novos, às crianças que devem adormecer com uma leitura bem feita, treinada e comentada, se necessário.

Se os poderes instituídos, nos últimos anos, muito têm feito para promover a leitura, é necessário ler e, lendo, motivar para ler!

Pouco mais de duas dezenas de pessoas ouviram atentamente as comunicações feitas. Com certeza saíram da sessão mais despertas para os benefícios da leitura e capazes de, como pais ou professores, poderem tomar iniciativas de defesa da língua e da leitura.

Estiveram presentes neste evento do “Coração Com ‘Vida”, além do Presidente da Assembleia de Freguesia e dois membros deste órgão, o Director do Agrupamento de Escolas de Marzovelos, como anfitrião, representante do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, um dos vogais de do Executivo e o seu Presidente, que encerrando o colóquio, agradeceu aos participantes entregou, aos oradores e aos Agrupamentos, uma peça alusiva à Semana de Freguesia de Coração.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Velhos são os trapos!"

De facto, a verdade desta frase popular foi constatada na noite do dia 25!

Pelas 21:30 horas, entrou em cena, no Auditório da Igreja Nova, a Associação de Reformados! Numa sala composta de público, foi agradável ver e ouvir, sentir e captar os momentos de canção coral, de fado e poesia, de teatro e alegria.

Alguns membros da Assembleia de Freguesia continuam a marcar presença nestes acontecimentos do “Coração Com’Vida”, dando um sinal de envolvimento na Semana da Freguesia que, pela primeira vez, é organizada para todos em Coração de Jesus – Viseu e de todos deverá merecer participação.

O Executivo também acompanhou este momento artístico que se prolongou para muito perto da meia-noite. Todos os presentes evidenciaram o agrado de um serão bem passado, presenteando os "cantores-actores" com efusivos aplausos.

A Junta de Freguesia, presente com quase todo o Executivo, está de parabéns pela iniciativa em envolver os "seniores" neste evento! O Presidente da Junta, encerrando o sarau, enalteceu a Associação e o seu dinamismo, agradecendo a colaboração, revelou meritória a sua actividade em favor dos que, depois de uma vida activa, continuam em actividade artística e cultural, dando a conhecer os dotes que muitas vezes, por força do desempenho profissional, estariam adormecidos!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Construindo Teias de Sucesso

24 Maio Segunda-feira
21.00 Horas Auditório da Igreja Nova
“CONSTRUINDO TEIAS DE SUCESSO” - Colóquio/Debate/Animação Musical
participação especial de Graene Pulleyn, Joana Guerra

Já passava das 21 horas quando se iniciou a actividade de hoje, dia 24 de Maio, no Auditório de Igreja Nova, integrada na Semana da Freguesia de Coração de Jesus “Coração Com’Vida”.
Ouvimos inicialmente alguns temas de arte juvenil pela actuação do Grupo “Tubo d’Ensaio”, culminando a parte musical com a integração do Grupo D`Arte Ritmo.

Foi possível captar algum resultado do Projecto EntreTeias / HumanizArte que está a desenvolver as suas acções em Viseu e que possui a sua sede no Bairro da Base, na área da Freguesia de Coração de Jesus. A envolvência de parceiros como a Federação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação Balsa Nova é um sinal de continuidade do projecto e a obtenção de sucessos junto do público-alvo que pretende apoiar.
Seria bom que mais pessoas, mais residentes, tivessem oportunidade de tomar contacto com o trabalho que estes adolescentes e jovens estão a encetar. Não temos dúvidas sobre a validade do projecto e tal foi possível constatar pelas apresentações que nos foram comunicadas por Graene Pulleyn e Joana Guerra, que através de estratégias simples na arte da dramatização e do conto, conseguem fazer captar mensagens e abrir directrizes no modo como se pode e se é capaz de viver, canalizando talentos para as coisas positivas da vida.
Este evento, além de responsáveis pelas instituições parceiras, registou a presença de membros da Assembleia de Freguesia e de elementos do Executivo. O Presidente da Junta encerrou a sessão músico-cultural agradecendo a participação e elogiando o projecto, reforçou a disponibilidade da autarquia para fazer casa vez mais em função das necessidades das pessoas que estarão sempre em primeiro lugar.

Mais dois dias de "Coração Com'Vida"


Depois das actividades de ontem da semana “Coração Com’Vida”, que permitiram que os residentes da zona de Marzovelos aplaudissem as três Tunas Académicas que marcaram presença no final da tarde, foi hoje possível viver os “Sons, Saberes e Sabores” nos Jardins em frente do Hotel Montebelo.

Depois das 14:30h jogou-se xadrez e damas, apreciaram-se peças de tecelagem e bordados, saborearam-se petiscos e doces e foi até possível fazer corações em tecido vermelho para enfeitar as lapelas!

Mais tarde, por volta das 17:30h, chegou a boa música e o folclore. “Rancho Folclórico As Cabacinhas de Santiago”, Grupo Etnográfico de Trajes e Cantares do linho de Várzea de Calde”, “Tuna Sabores da Música – Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco” e “Ânimos Tuna – Centro Cultural de Campo da Madalena” foral os grupos que animaram o final da tarde!

Tal como ontem, também hoje foi possível contar com o RI 14 que com a torre de escalada e o slide, animou os mais novos e os mais audazes.

Nestes dois dias marcaram presença alguns membros da Assembleia de Freguesia que deste modo dão um sinal de envolvência nesta iniciativa que pretende abrangerem toda a freguesia de Coração de Jesus.

sábado, 22 de maio de 2010

ABERTURA DA SEMANA DA FREGUESIA - "Coração Com'Vida"


Pelas 21 horas do dia 21 de Maio, na Sala Caramulo do Hotel Montebelo, em Viseu, a Junta de Freguesia promoveu uma Sessão Solene para abertura oficial da Semana “Coração Com’Vida”.

Além de uma Mesa protocolar preenchida com todos os Vogais do Executivo da Freguesia, na Mesa de Honra ocuparam os seus lugares o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, o Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus e o Presidente da Junta de Freguesia que assumiu o acolhimento.

Instituições várias com sede na Freguesia de Coração de Jesus, marcando presença com os seus responsáveis máximos ou seu representantes, elevaram o nível desta sessão solene, que teve a presença da maioria dos membros da Assembleia de Freguesia e algumas pessoas que integram o Conselho de Cidadãos.

Com a sala cheia, Diamantino Santos, primeiro orador, saudou e agradeceu a presença de todos e deu a conhecer a Página Web da Freguesia de Coração de Jesus. Foram também apresentados os projectos “Cartão Residente” e o bolo da freguesia que será denominado “Coraçãozinho” ou “Coração”. Estes projectos serão objecto do estudo necessário e serão para implementar em breve. Quanto ao “coração” foi dada informação ténue, deixando os presentes expectantes.

Seguiu-se o Dr. Fernando Ruas que enaltecendo a iciativa, realçou as dinâmicas que já se vão sentindo na freguesia que é a maior do concelho de Viseu. Não deixou de vincar, perante todos, o seu empenho em apoiar, no concreto e com meios financeiros, todas as actividades relevantes para os munícipes, numa postura de proximidade. Foi também elucidativo no que concerne a várias obras em curso, as que estão a aguardar formalismos legais e as que a Câmara Municipal pretende lançar na área desta Freguesia. Deixou um incentivo à continuidade do trabalho que a equipa renovada e enérgica da Freguesia está a evidenciar e que já é notada por todos os “fregueses” de Coração de Jesus.

Após esta intervenção o “nosso” apresentador de serviço, Ricardo Cunha, convidou os presentes a uma visita aos espaços do hotel a exposição de pintura e fotografia de autoria de artistas ligados a Coração de Jesus. Foi possível verificar a elevada qualidade das obras expostas que poderão ser observadas e adquiridas durante a Semana da Freguesia.

No final da visita todos foram convidados a retomar os lugares na sala para assistiram a uma actuação do Orfeão de Viseu que a todos brindou com peças de elevado nível artístico-coral, terminado com a indispensável “Viseu, Senhora da Beira”!

Com dignidade mas de forma descontraída, foi deste modo feita a abertura da Semana da Freguesia “Coração Com’Vida” que será com certeza um êxito, desde que todos se sintam convidados a participar! O programa, diversificado e de qualidade, está difundido para que chegue a todos os que desejarem!

Assembleia de Freguesia e as forças políticas que nela têm assento

Mensagem do Partido Social Democrata

É com enorme satisfação que, enquanto membros eleitos para a assembleia da Freguesia do Coração de Jesus em representação do Partido Social Democrata, vemos aparecer um novo espaço de contacto de e comunicação com os eleitores e habitantes da nossa freguesia.

Este inovador meio de comunicação permitirá estabelecer uma relação e maior proximidade entre todos, ao mesmo tempo que servirá de veículo privilegiado de conhecimento da actividade da Freguesia, em especial das nossas assembleias, onde são abordados os assuntos do interesse da nossa comunidade de acordo com as competências da Freguesia.

É com este espírito de comunidade que o PSD lança simultaneamente um apelo e um desafio a todos os Munícipes e colectividades do Coração de Jesus: participem e colaborem neste espaço de liberdade, onde todos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da nossa freguesia.

A nossa grande preocupação está nas pessoas, elas são o nosso património mais rico e a razão da nossa acção diária. É por isso que queremos os nossos fregueses melhor informados para que sejam capazes de lutar e de reivindicar pelas causas da nossa comunidade que também são as nossas.

Através desta janela vão poder também responsabilizar-nos enquanto eleitos pelo trabalho que realizamos e pelos compromissos que assumimos e para os quais (os eleitos pelo PSD) iremos com total dedicação trabalhar, é que para nós a politica só faz sentido se for feita com ética e com responsabilidade.

Certos que a participação todos será uma mais-valia para as tomadas de decisão, reiteramos a participação neste fórum e felicitamos democraticamente os membros eleitos pelos restantes partidos pela adesão a esta nova etapa da Freguesia do Coração de Jesus.

Pel' A Força Política / PSD na Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus

Pedro Filipe Alves


Eleitos na Lista do PSD

JOSÉ MANUEL DA COSTA DINIS

ANA CRISTINA DE JESUS F. INVÊNCIO

MARIA MANUELA BORGES MARTINS

PEDRO FILIPE SANTOS ALVES

PEDRO MIGUEL ASSUNÇÃO TEIXEIRA

ELZA MARIA LAGES MARTINS

JORGE PAULO MARTINS AMARAL LOURENÇO


Eleitos na Lista do PS

LÚCIA FERNANDA F. ARAÚJO SILVA

JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA

VITOR MANUEL SOEIRO LOPES

OLGA Mª. LOUREIRO R. GUIMARÃES

ALEXANDRE JOÃO OLIVEIRA. G. SANTOS


Eleito na Lista do CDS/PP

FERNANDO ELIAS SOARES DA COSTA

sexta-feira, 21 de maio de 2010

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Na qualidade de Presidente de Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus dirijo-me a todos os que tiverem oportunidade de aceder a esta mensagem.

Faço-o na altura em que é apresentado este Blog que queremos que venha a constitui-se num canal inovador e importante para um diálogo franco, leal e aberto com todos aqueles que residem na maior freguesia do concelho ou que nela desenvolvem as suas actividades profissionais, bom como a todos quantos nutrem por Coração de Jesus alguma simpatia. A todos saúdo com estima, realçando postura de esperança, empenho e confiança.

De facto, o ciclo político autárquico, que se iniciou em 11 de Novembro, permitiu que gente nova, fazendo equipa com alguns mais experientes, armasse de esperança o quotidiano desta freguesia!

A Junta de Freguesia é constituída por uma equipa colegial liderada por alguém que, entrando agora na vida política, revela o empenho que nos leva a perspectivar as mudanças que todos, em breve, iremos sentir no envolvimento. Estou convencido que este Órgão Executivo que Diamantino Santos escolheu para consigo trabalhar, exercerá as suas funções com empenho, dedicação e transparência e ao serviço de todos os que habitam e trabalham em Coração de Jesus.

Do mesmo modo, o Órgão Deliberativo – Assembleia de Freguesia, está constituído por um conjunto de pessoas, mulheres e homens, que desejam marcar as suas funções por princípios de lealdade, motivação, responsabilidade, rigor, sensibilidade e isenção, tão necessários, nos dias de hoje, no exercício de responsabilidades autárquicas. O trabalho já realizado, o conhecimento que vou tendo das pessoas, levam-me a ter confiança e a sentir que todos colocam as necessidades da freguesia em primeiro lugar, dando de si mesmos, para a tornarem ainda maior!

O trabalho que a todos é pedido é exigente e de responsabilidade. Muitas são as dificuldades. Financeiras, económicas e de recursos físicos e humanos até. Mas Coração e Jesus, os seus munícipes de freguesia, de mãos dadas, terão capacidade para, lançando ideias construtivas, levar a bom termo a resolução dos problemas e de projectos cada vez mais inovadores.

Como Presidente da Assembleia de Freguesia quero declarar que tentarei esforçar-me por exercer as minhas funções na condução dos trabalhos da Assembleia de Freguesia com lealdade e isenção. Com equilíbrio e equidistância. Com objectividade e bom senso.

Tentarei assim, que o órgão, a que tenho a honra de presidir, esteja sempre ao serviço dos interesses da Freguesia. Não negligenciaremos os deveres a que a Assembleia de Freguesia, com os seus Membros, está legalmente incumbida, assumindo as suas competências próprias e que a lei lhe confere.

Desejando profícuo trabalho a todos os autarcas de freguesia, nos Órgão Deliberativo e Executivo, sabemos que tudo será mais fácil com a disponibilidade que os cidadãos em geral e colaboradores operacionais em particular, possam demonstrar a cada momento.

Aceitai as minhas saudações.

José Dinis

(Presidente da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus – Viseu)

Conclusões da Assembleia de Freguesia de 30 de Abril de 2010

A Sessão Ordinária da assembleia de Freguesia de Coração de Jesus realizou-se tal como estava agendada, no dia 30 de Abril de 2010, pelas 18:30h, nas instalações da Freguesia de Coração de Jesus.

Estiveram presentes todos os Membros do órgão deliberativo. Marcaram também presença, além do Presidente da Junta, Diamantino Santos, toda a sua equipa do executivo.

Cumpriram-se todos os pontos da Ordem de Trabalhos cujas conclusões, em breve, colocaremos neste espaço.

Foi apreciada a comunicação do Presidente da Junta de Freguesia sobre a actividade por este órgão desenvolvida. Destaca-se a informação que prestou quanto ás obras a decorrerem na área geográfica da freguesia e o anúncio da Semana da Freguesia, que se perspectivava com muita receptividade pelas instituições que demonstravam interesse em participar.

Podemos também, desde já, referir que:

Foram aprovados por unanimidade os seguintes pontos:

Apreciação e votação da “Norma de Controlo Interno” elaborada e aprovada pela Junta de Freguesia, no âmbito das suas competências;

Apreciação e votação do Organograma da Junta de Freguesia;

Aprovação do Regimento da Assembleia de Freguesia;

Aprovação do Regimento das Comissões da Assembleia de Freguesia;

Foram aprovados por maioria, registando-se a abstenção dos membros do PS e CDS, o seguinte:

Apreciação e votação dos documentos da prestação de Contas relativas ao ano de 2009;

Edital - Assembleia de Freguesia de 30 de Abril de 2010

EDITAL

CONVOCATÓRIA

Eu, José Manuel da Costa Dinis, Presidente da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus – Viseu, Concelho de Viseu, em cumprimento do disposto no artigo 14.º da Lei 169/99, de 18 de Setembro alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, CONVOCO a Assembleia de Freguesia para uma sessão ORDINARIA, a realizar no dia 30 de Abril de 2010, pelas 18:30h, nas instalações da Freguesia de Coração de Jesus.

I – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Ponto um - Aprovação da acta da assembleia anterior;

II – PERÍODO DESTINADO AO PÚBLICO

III-PERÍODO DA ORDEM DO DIA

Ponto um: Apreciação da informação do Presidente da Junta de Freguesia sobre a actividade por este órgão desenvolvida;

Ponto dois: Apreciação e votação dos documentos da prestação de Contas relativas ao ano de 2009;

Ponto três: Apreciação e votação da “Norma de Controlo Interno” elaborada e aprovada pela Junta de Freguesia, no âmbito das suas competências;

Ponto quatro: Apreciação e votação do Organograma da Junta de Freguesia;

Ponto cinco: Aprovação do Regimento da Assembleia de Freguesia;

Ponto seis: Aprovação do Regimento das Comissões da Assembleia de Freguesia;

Ponto sete: Outros assuntos de interesse;

Conforme preceitua o artigo 15º da citada disposição legal, podem participar nas assembleias, sem direito a voto, representantes de cidadãos eleitores inscritos no recenseamento eleitoral da Freguesia.

Para constar e convocar todos os membros da Assembleia de Freguesia, se emite a presente convocatória que considerada como EDITAL, se publica e de cujo original se emitem cópias que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

Viseu, Coração de Jesus, 22 de Abril de 2010

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA,

(José Manuel da Costa Dinis)

CONSTITUIÇÃO DAS COMISSÕES

Na Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia do dia 28 de Dezembro de 209, foi aprovada a constituição de duas Comissões que se dão a conhecer:


A) Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Desporto;

Partido Social Democrata (5 elementos)

José Manuel da Costa Dinis

Ana Cristina Invêncio

Pedro Filipe dos Santos Alves

Pedro Miguel da Assunção Teixeira

Elza Maria Lajes Martins

Partido Socialista (3 elementos)

Lúcia Fernanda Ferreira Araújo Silva

Olga Maria de Loureiro Rebelo Guimarães

Alexandre João Oliveira Gonçalves dos Santos

C D S / Partido Popular (1 elemento)

Fernando Elias Soares da Costa

B) Comissão de Saúde, Acção Social e Urbanismo;

Partido Social Democrata (5 elementos)

José Manuel da Costa Dinis

Maria Manuela Borges Martins

Pedro Filipe dos Santos Alves

Jorge Paulo Martins do Amaral Lourenço

Ana Cristina Invêncio

Partido Socialista (3 elementos)

Lúcia Fernanda Ferreira Araújo Silva

José Maria Gonçalves Costa

Vítor Manuel Soeiro Lopes

Centro Democrático Social / Partido Popular (1 elemento)

Fernando Elias Soares da Costa

Conclusões da Assembleia de Freguesia de 28 de Dezembro de 2009

No dia 29 de Dezembro de 2009, teve lugar, na Rua Miguel Bombarda, número sessenta e seis – A, em Viseu, a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia do Coração de Jesus, presidida pelo Presidente da Assembleia de Freguesia José Manuel da Costa Dinis e secretariada por Ana Cristina de Jesus Ferreira Invêncio e Maria Manuela Borges Martins, respectivamente primeira e segunda secretárias.

Como o membro Pedro Teixeira tinha apresentado um pedido de suspensão temporária de mandato, oficializado por comunicação escrita, cujo teor foi dado a conhecer, ficando na posse da Mesa, propôs-se então a substituição, cumprindo-se os procedimentos adequados, sendo chamado a ocupar o lugar Jacinto Baptista, que aceitando e entrando na sala, foi empossado, tomando de imediato assento na Assembleia. Os trabalhos indicaram-se como estava previsto

O Presidente da Junta de Freguesia, teve oportunidade de se dirigir a Assembleia, começando por cumprimentar os presentes. Elogiou a motivação que, quer os elementos da Junta de Freguesia, quer os elementos da Assembleia de Freguesia têm vindo a demonstrar no decurso dos dois meses de mandato. Afirmou ser já visível esse empenho pelo uso de meios técnico-informáticos na presente sessão da Assembleia de Freguesia, por um lado e por outro no que é possível observar nas várias zonas da área geográfica da freguesia. Exemplificando, destacou a introdução, em breve, melhoria nas medidas administrativas, os trabalhos já realizados de limpeza do caminho velho de Marzovelos, a marcação e remarcação de lugares de estacionamento e proibição, o restabelecimento da iluminação pública em vários locais e o compromisso obtido junto da EDP tendo-se este comprometido à revisão da rede eléctrica da freguesia. Referiu ainda o desenvolvimento positivo com a CHEVIS quanto à requalificação dos imóveis. Mais informou que se encontra em desenvolvimento um estudo para o reordenamento do trânsito da freguesia, apelando aos presentes e ao público em geral para que sejam efectuadas sugestões nesse âmbito de modo a encontrarem-se as soluções que mais se aproximem das necessidades das populações. Pelo Presidente da Junta foi ainda dito que no inicio do ano de 2010 iniciar-se-ão vários trabalhos na Freguesia que contemplarão, entre outros, a requalificação da Rua Nova de Jugueiros, da Rua José Branquinho, Rua Coração de Jesus, Av.ª Alberto Sampaio, tendo inclusive já celebrado Contrato Programa para a requalificação da Rua Nova da Balsa e Rua Tenente Manuel Joaquim. Informou também que o executivo da Freguesia participou em actos sociais e oficiais para os quais havia sido convidado.

O Presidente da Mesa da Assembleia acedeu ao pedido de uso da palavra de Lúcia Silva e esta demonstrou a sua preocupação pela suposta falta de estacionamento destinado a veículos de grande porte, tais como camiões, que não possuem outras opções senão usarem os estacionamentos destinados a ligeiros. Abordou assuntos relacionados com a requalificação da CHEVIS e a questão de falta ou insuficiência da iluminação pública em alguns espaços da Freguesia.

Em resposta, o Presidente da Junta, esclareceu que excitem acordos entre as empresas de transporte que possibilita a aparcamento em espaços próprios das que têm sede em Viseu, implicando a deslocação dos motoristas em veículos ligeiros para as suas residências. Quanto à CHEVIS esclareceu que no âmbito da requalificação pretendida se procederá à colocação de floreiras, marcação dos espaços destinados a estacionamento e jardins. Quanto à questão da iluminação o Presidente da Junta de Freguesia esclareceu que há a promessa da EDP para que toda a freguesia seja revista nessa área.

No Período da Ordem do Dia, concretamente no ponto um, da ordem de trabalhos - GRANDES OPÇÕES DO PLANO, foram apresentados os documentos em apreço, em particular o Orçamento previsto para 2010 merecendo comentários colaborativos, em ajuda à compreensão, o tesoureiro Rui Melo e também, tecnicamente, por intervenção de Jorge Lourenço. Este membro deu um contributo importante à Assembleia, devido à sua experiência na área, esclarecendo os aspectos técnicos relevantes à sua concepção e compreensão, ficando a Assembleia devidamente esclarecida. Algumas dúvidas que esta proposta de orçamentos suscitou à Assembleia, nomeadamente as apresentadas por Lúcia Silva, Olga Guimarães, Fernando Elias, foram esclarecidas. Regista-se que a discussão beneficiou de outras intervenções, à laia de comentário, que se converteram em esclarecimentos, revelando participação e gerando informações complementares, prestados pelo órgão executivo.

Finda a discussão e não havendo mais a esclarecer, Lúcia Silva, em nome do Partido Socialista, solicitou um pedido de intervenção para usar da palavra e ler uma declaração. Este documento justifica a posição tomada pelos membros eleitos por aquela força política face aos documentos em discussão e o sentido de voto favorável. A votação dos documentos que integram as Opções do Plano de Actividades e Investimentos e Orçamento 2010, foram aprovados por unanimidade.

No segundo ponto da ordem de trabalhos o presidente da Mesa esclareceu que torna necessário analisar e autorizar a delegação de competências da Câmara Municipal de Viseu para a Junta de Freguesia do Coração de Jesus. Foi projectado o extracto da acta da reunião ordinária da Câmara Municipal de Viseu, realizada no dia vinte e oito de Outubro de dois mil e nove. Analisada e submetida a votação, foi a mesma aprovada também por unanimidade.

Iniciando-se o terceiro ponto da ordem de trabalhos foi deliberado e aprovado por unanimidade constituir-se uma comissão para a elaboração de proposta de alteração do Regimento da Assembleia de Freguesia a integrar pelos membros que integram a Mesa da Assembleia de Freguesia e por Fernando Elias e José Maria Costa, de modo a que a versão final possa ser aprovada na próxima Assembleia.

Entrando-se no quarto ponto da ordem de trabalhos – outros assuntos - foi deliberado e aprovado por unanimidade a constituição de Equipas de Trabalho/Comissões para áreas específicas: a) Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Desporto, b) - Comissão de Projectos - Saúde, Acção Social e Urbanismo, cada uma composta por nove membros dos quais cinco do Partido Social Democrata, três do Partido Socialista e um do Centro Democrático e Social / Partido Popular, sendo que um dos elementos do PSD em cada uma delas o Presidente da Assembleia de Freguesia.

Nada mais havendo a deliberar o Presidente da Assembleia fez referência á participação de José Maria Costa num evento ligado à acção social a realizar em Itália, representando Portugal, facto que muito honra esta Assembleia. Esta referência suscitou a intervenção da pessoa em causa que apresentou mais algumas informações sobre a sua participação como prelector na conferência em que participará, em Itália.

Edital - Assembleia de 29 de Dezembro de 2009

A Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus reuniu em Sessão Ordinária no dia 29 de Dezembro de 2009 de acordo com a Convocatória emitida em edital e que agora se reproduz.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CORAÇÃO DE JESUS

– Viseu –

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA

José Manuel da Costa Dinis, Presidente da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus - Viseu, torna público, em cumprimento do disposto no artigo 13º da Lei 169/99 de 18 de Setembro, com a redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro, que convoca a Assembleia de Freguesia para uma sessão ordinária a realizar no dia 29 de Dezembro de 2009, pelas 18h00, nas instalações da Assembleia de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. - Período de Antes da Ordem do Dia;

1.1. – Período Aberto do Público;

1.2. – Informações da Junta de Freguesia;

2. Período da Ordem do Dia;

2.1.- Apreciação e decisão sobre as Opções do Plano de Actividades;

2.2. - Apreciação e decisão sobre o Orçamento de 2010;

2-3. – Apreciação e votação da delegação de competência da Câmara Municipal de Viseu para a Junta de Freguesia de Coração de Jesus;

3. Outros Assuntos;

Para conhecimento geral se publica o presente Edital e outros de igual teor que vão ser afixados em lugares públicos de estilo.

Viseu, Coração de Jesus, 15 de Dezembro de 2009

O Presidente da Assembleia de Freguesia,

(José Manuel da Costa Dinis)

Competências da Assembleia de Freguesia

Os órgãos autárquicos ao nível da freguesia são a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia.

A Assembleia de Freguesia é o órgão deliberativo da Freguesia.

Os seus Membros representam os habitantes da Freguesia de Coração de Jesus.

Assembleia de Freguesia é eleita por sufrágio universal, directo e secreto pelos cidadãos recenseados na área da freguesia, segundo o sistema de representação proporcional (método de Hondt).

As competências da Assembleia de Freguesia estão definidas pela Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei nº 5-A/2002 de 11 de Setembro.

...

Artigo 17.º

Competências

1 - Compete à assembleia de freguesia:

a) Eleger, por voto secreto, os vogais da junta de freguesia;

b) Eleger, por voto secreto, o presidente e os secretários da mesa;

c) Elaborar e aprovar o seu regimento;

d) Deliberar sobre recursos interpostos de marcação de faltas injustificadas aos seus membros;

e) Acompanhar e fiscalizar a actividade da junta, sem prejuízo do exercício normal da competência desta;

f) Deliberar sobre a constituição de delegações, comissões ou grupos de trabalho para estudo de problemas relacionados com o bem-estar da população da freguesia, no âmbito das atribuições desta e sem interferência na actividade normal da junta;

g) Solicitar e receber informação, através da mesa, sobre assuntos de interesse para a freguesia e sobre a execução de deliberações anteriores, a pedido de qualquer membro em qualquer momento;

h) Apreciar a recusa, por acção ou omissão, de quaisquer informações e documentos, por parte da junta de freguesia ou dos seus membros, que obstem à realização de acções de acompanhamento e fiscalização;

i) Estabelecer as normas gerais de administração do património da freguesia ou sob sua jurisdição;

j) Deliberar sobre a administração das águas públicas que por lei estejam sob jurisdição da freguesia;

l) Aceitar doações, legados e heranças a benefício de inventário;

m) Discutir, a pedido de quaisquer dos titulares do direito de oposição, o relatório a

que se refere o Estatuto do Direito de Oposição;

n) Conhecer e tomar posição sobre os relatórios definitivos, resultantes de acções tutelares ou de auditorias executadas sobre a actividade dos órgãos e serviços da freguesia;

o) Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita do presidente da junta acerca da actividade por si ou pela junta exercida, no âmbito da competência própria ou delegada, bem como da situação financeira da freguesia, informação essa que deve ser enviada ao presidente da mesa da assembleia, com a antecedência de cinco dias sobre a data de início da sessão;

p) Votar moções de censura à junta de freguesia, em avaliação da acção desenvolvida pela mesma ou por qualquer dos seus membros, no âmbito do exercício das respectivas competências;

q) Aprovar referendos locais, sob proposta quer de membros da assembleia, quer da junta, quer da câmara municipal, quer dos cidadãos eleitores, nos termos da lei;

r) Pronunciar-se e deliberar sobre todos os assuntos com interesse para a freguesia,

por sua iniciativa ou por solicitação da junta;

s) Exercer os demais poderes conferidos por lei.

2 - Compete ainda à assembleia de freguesia, sob proposta da junta:

a) Aprovar as opções do plano, a proposta de orçamento e as suas revisões;

b) Apreciar o inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respectiva avaliação, bem como apreciar e votar os documentos de prestação de contas;

c) Autorizar a junta a contrair empréstimos de curto prazo e a proceder a aberturas de crédito, nos termos da lei;

d) Aprovar as taxas da freguesia e fixar o respectivo valor nos termos da lei;

e) Autorizar a freguesia a participar em empresas de capitais públicos de âmbito municipal, para a prossecução de actividades de interesse público ou de desenvolvimento local, cujo objecto se contenha nas atribuições da freguesia;

f) Autorizar a freguesia a associar-se com outras, nos termos da lei;

g) Autorizar a freguesia a estabelecer formas de cooperação com entidades públicas ou privadas, no âmbito das suas atribuições;

h) Verificar a conformidade dos requisitos previstos no n.º 3 do artigo 271.º sobre o exercício de funções a meio tempo ou a tempo inteiro do presidente da junta;

i) Autorizar expressamente a aquisição, alienação ou oneração de bens imóveis de valor superior ao limite fixado para a junta de freguesia, fixando as respectivas condições gerais, que podem incluir, nomeadamente, a hasta pública;

j) Aprovar posturas e regulamentos;

l) Ratificar a aceitação da prática de actos da competência da câmara municipal, delegados na junta;

m) Aprovar, nos termos da lei, os quadros de pessoal dos diferentes serviços da freguesia;

n) Aprovar, nos termos da lei, a criação e a reorganização de serviços dependentes dos órgãos da freguesia;

o) Autorizar a concessão de apoio financeiro, ou outro, às instituições legalmente constituídas pelos funcionários da freguesia, tendo por objecto o desenvolvimento de actividades culturais, recreativas e desportivas;

p) Regulamentar a apascentação de gado, na respectiva área geográfica;

q) Estabelecer, após parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos

Arqueólogos Portugueses, a constituição do brasão, do selo e da bandeira da freguesia

e da vila sede de freguesia, bem como o brasão e a bandeira das vilas que não são sede da freguesia, e proceder à sua publicação no Diário da República.

3 - A acção de fiscalização mencionada na alínea e) do n.º 1 consiste numa apreciação casuística, posterior à respectiva prática, dos actos da junta de freguesia.

4 - Não podem ser alteradas, mas apenas aprovadas ou rejeitadas, as propostas apresentadas pela junta e referidas nas alíneas a), i) e n) do n.º 2, bem como os documentos submetidos a apreciação, referidos na alínea b) do mesmo número, devendo a rejeição ser devidamente fundamentada, sem prejuízo de a junta poder vir a acolher, no todo ou em parte, sugestões feitas pela assembleia.

5 - A deliberação prevista na alínea p) do n.º 1 só é eficaz quando tomada por maioria absoluta dos membros em efectividade de funções, não podendo ser apresentada nova proposta sobre a mesma matéria no ano em que a deliberação tenha ocorrido, quando

a mesma tenha sido recusada ou não tenha reunido condições de eficácia.

6 - A assembleia de freguesia, no exercício das respectivas competências, é apoiada administrativamente, sempre que necessário, por funcionários dos serviços da autarquia, se existirem, designados pelo respectivo órgão executivo.

Artigo 18.º

Delegação de tarefas

A assembleia de freguesia e a junta de freguesia podem delegar, nas organizações de moradores, tarefas administrativas que não envolvam o exercício de poderes de autoridade, nos termos que vierem a ser regulamentados.

Artigo 19.º

Competências do presidente da assembleia

Compete ao presidente da assembleia de freguesia:

a) Representar a assembleia, assegurar o seu regular funcionamento e presidir aos seus trabalhos;

b) Convocar as sessões ordinárias e extraordinárias;

c) Elaborar a ordem do dia das sessões e proceder à sua distribuição;

d) Abrir e dirigir os trabalhos, mantendo a disciplina das reuniões;

e) Assegurar o cumprimento das leis e a regularidade das deliberações;

f) Suspender ou encerrar antecipadamente as reuniões, quando circunstâncias excepcionais o justifiquem, mediante decisão fundamentada, a incluir na acta da reunião;

g) Comunicar à junta as faltas do seu presidente ou do substituto legal às reuniões da assembleia de freguesia;

h) Participar ao representante do Ministério Público competente as faltas injustificadas dos membros da assembleia e da junta, quando em número relevante para efeitos legais;

i) Exercer os demais poderes que lhe sejam cometidos por lei, pelo regimento interno ou pela assembleia.

Artigo 20.º

Competência dos secretários

Compete aos secretários coadjuvar o presidente da mesa da assembleia de freguesia, assegurar o expediente e, na falta de funcionário nomeado para o efeito, lavrar as actas das reuniões.