Na sequência do acto eleitoral do passado dia 11 de Novembro de 2009, o Sr. Presidente cessante da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus, Dr. Pedro Alves, convocou os eleitos locais para o Acto da Instalação daquele órgão.
A cerimónia teve lugar na Sede da Freguesia pelas 18 horas do dia 27 de Outubro e contou com a presença de assinalável número de cidadãos que desejaram presenciar este simples mas significativo acto. Note-se também que como consta da convocatória, além dos eleitos, estavam presentes os cidadãos melhor posicionados nas listas que obtiverem mandatos.
Depois da saudação inicial foi indicada a Dª Isabel Salvador para colaborar na orientação dos trabalhos, assumindo as funções de relatora da reunião.
O Presidente da Mesa em exercício chamou pelos seus nomes os eleitos, tendo em conta a sequência de apuramento de mandatos segundo o método de Hondt, dando a conhecer que Assembleia de Freguesia eleita com a seguinte constituição:
1–Diamantino Santos (PSD); 2–Lúcia Silva (PS); 3-José Dinis (PSD); 4-Isabel Salvador (PSD); 5-José Maria Costa (PS); 6-Rosa Martins (PSD); 7-Victor Soeiro Lopes (PS); 8-Manuel Marques (CDS) que renunciou ao mandato, sendo substituído por Fernando Elias Costa (CDS); 9-Carlos Serrano Ferreira (PSD); 10-Rui Manuel Melo (PSD); 11-Olga Guimarães (PS); 12-Ana Cristina Invêncio (PSD); 13-Alexandre Santos (PS);
Seguiu-se a tomada de posse dos membros da Assembleia de Freguesia com a assinatura, por todos, do respectivo auto.
Instalado o órgão deliberativo, o Presidente da Mesa desejou felicidades e bom desempenho a todos nas funções que acabavam de ser investidos e chamou para a condução dos trabalhos o cidadão que encabeçou a lista mais votada (PSD) que no caso é Diamantino Santos, procedimento previsto na legislação.
Este, solicitou a apresentação de listas para o órgão executivo - Junta de Freguesia. Apareceu uma única lista, designada por A, que foi colocada à votação, tendo sido eleita por maioria, ficando designada a Junta de Freguesia.
Presidente: Diamantino Santos;
Vogais: Isabel Salvador, Rosa Martins, Carlos Serrano Ferreira e Rui Manuel Melo.
Imediatamente foram chamados os cidadãos, que preencheram os lugares deixados vagos pelos 5 membros eleitos para o Órgão Executivo, ficando reunidas as condições para que os trabalhos da Assembleia pudessem continuar.
Integraram esta Assembleia, cooptando os lugares deixados vagos, as seguintes pessoas que foram candidatos imediatamente a seguir, na respectiva lista do PSD: Pedro Alves; Pedro Teixeira; Elza Martins; Francisco Marques; Jorge Lourenço;
De seguida, adoptaram-se os procedimentos para eleger a Mesa da Assembleia de Freguesia, tendo sido apresentada uma única lista do PSD que, votada, obteve a maioria.
Assim, a Mesa é constituída por José Manuel Dinis (Presidente), Ana Cristina Invêncio (1.ª Secretária) e Francisco Marques (2.º Secretário).
A condução dos trabalhos foi entregue à Mesa da Assembleia eleita, cujo Presidente, em intervenção primeira, saudando, destacou a importância do acto que todos estavam a viver e caracterizou a Assembleia de Freguesia como forma concreta de exercício de cidadania, uma vez que este órgão autárquico assume o mandato que lhe foi conferido pelos cidadãos que, no acto eleitoral do dia 11 de Outubro, indicaram os seus representantes. Sem menosprezar o espectro partidário que gerou a constituição deste órgão autárquico, realçou a importância de todos seus membros manterem presente os verdadeiros anseios dos cidadãos que, escolhendo Coração de Jesus para viverem, se sentem por eles representados.
Agradecimento foi também dirigido aos cidadãos da freguesia que, em significativo número, quiseram, com a sua presença, tornar mais digno um acto simples mas de relevância.
Neste contexto foi perceptível o apelo à seriedade no trabalho que todos os membros da Assembleia agora instalada deverão demonstrar durante o mandato, sempre com a pretensão de servirem mais e melhor a Freguesia.
De seguida foi dada a oportunidade de intervenção a cada representante das listas partidárias eleitas para a Assembleia de Freguesia.
Pelo CDS, Fernando Elias Costa declarou a sua disponibilidade para trabalhar para o bem da freguesia. Pelo PS, Lúcia Silva, declarou sintonia com a intervenção do Presidente da Assembleia, destacando que eventuais divergências não serão obstáculo à disponibilidade para trabalhar para o bem dos cidadãos. Pelo PSD, Diamantino Santos começando por fazer uma saudação e agradecimento aos presentes e a todos que durante a campanha deram o seu contributo cívico, declarou que se pretende a implementação de um verdadeiro trabalho em equipa e de estreita e profícua colaboração com o Executivo Municipal. Com rigor, honestidade e credibilidade, pretende dizer aos nossos concidadãos que podem contar com a Junta de Freguesia para construir um espaço geográfico melhor e mais dinâmico, que coloque os cidadãos e as suas legítimas aspirações como o objectivo principal do trabalho a encetar.
E assim decorreu um acto simples mas de relevante significado para a Freguesia de Coração de Jesus – Viseu.
Sem comentários:
Enviar um comentário