terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Assembleia de Freguesia Extraordinária em 18/Nov./2009
Fê-lo junto do Sr. Presidente da Junta e este, em tempo útil, comunicou o facto ao Presidente da Assembleia de Freguesia que convocou uma sessão extraordinária do órgão deliberativo para o dia 18 de Novembro e assim formalizar os procedimentos de substituição de mandato por renúncia de eleito, nos termos da lei.
Como primeiro procedimento a Assembleia de Freguesia elegeu Francisco Marques para vogal da Junta de Freguesia.
O procedimento seguinte constou na chamada da pessoa que ocupa o lugar seguinte na lista do Partido a que pertence o renunciante e que ainda não integra a Assembleia, para ocupar o seu lugar neste órgão, tomando posse perante a Mesa da Assembleia. Deste modo passou a integrar a Assembleia Maria Manuela Martins cujo acto de posse é considerado com efeitos imediatos após a conferência da identificação.
Considerando que, pela saída de Francisco Marques para a Junta de Freguesia a Mesa da Assembleia necessita de um segundo secretário, formalizou-se o terceiro procedimento, tendo a Assembleia elegido Maria Manuela Martins para assumir aquele cargo, ocupando o seu lugar na Mesa.
Ficou assim restabelecida a composição e cargos da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Assembleia de Freguesia e Executivo tomaram posse!
Na sequência do acto eleitoral do passado dia 11 de Novembro de 2009, o Sr. Presidente cessante da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus, Dr. Pedro Alves, convocou os eleitos locais para o Acto da Instalação daquele órgão.
A cerimónia teve lugar na Sede da Freguesia pelas 18 horas do dia 27 de Outubro e contou com a presença de assinalável número de cidadãos que desejaram presenciar este simples mas significativo acto. Note-se também que como consta da convocatória, além dos eleitos, estavam presentes os cidadãos melhor posicionados nas listas que obtiverem mandatos.
Depois da saudação inicial foi indicada a Dª Isabel Salvador para colaborar na orientação dos trabalhos, assumindo as funções de relatora da reunião.
O Presidente da Mesa em exercício chamou pelos seus nomes os eleitos, tendo em conta a sequência de apuramento de mandatos segundo o método de Hondt, dando a conhecer que Assembleia de Freguesia eleita com a seguinte constituição:
1–Diamantino Santos (PSD); 2–Lúcia Silva (PS); 3-José Dinis (PSD); 4-Isabel Salvador (PSD); 5-José Maria Costa (PS); 6-Rosa Martins (PSD); 7-Victor Soeiro Lopes (PS); 8-Manuel Marques (CDS) que renunciou ao mandato, sendo substituído por Fernando Elias Costa (CDS); 9-Carlos Serrano Ferreira (PSD); 10-Rui Manuel Melo (PSD); 11-Olga Guimarães (PS); 12-Ana Cristina Invêncio (PSD); 13-Alexandre Santos (PS);
Seguiu-se a tomada de posse dos membros da Assembleia de Freguesia com a assinatura, por todos, do respectivo auto.
Instalado o órgão deliberativo, o Presidente da Mesa desejou felicidades e bom desempenho a todos nas funções que acabavam de ser investidos e chamou para a condução dos trabalhos o cidadão que encabeçou a lista mais votada (PSD) que no caso é Diamantino Santos, procedimento previsto na legislação.
Este, solicitou a apresentação de listas para o órgão executivo - Junta de Freguesia. Apareceu uma única lista, designada por A, que foi colocada à votação, tendo sido eleita por maioria, ficando designada a Junta de Freguesia.
Presidente: Diamantino Santos;
Vogais: Isabel Salvador, Rosa Martins, Carlos Serrano Ferreira e Rui Manuel Melo.
Imediatamente foram chamados os cidadãos, que preencheram os lugares deixados vagos pelos 5 membros eleitos para o Órgão Executivo, ficando reunidas as condições para que os trabalhos da Assembleia pudessem continuar.
Integraram esta Assembleia, cooptando os lugares deixados vagos, as seguintes pessoas que foram candidatos imediatamente a seguir, na respectiva lista do PSD: Pedro Alves; Pedro Teixeira; Elza Martins; Francisco Marques; Jorge Lourenço;
De seguida, adoptaram-se os procedimentos para eleger a Mesa da Assembleia de Freguesia, tendo sido apresentada uma única lista do PSD que, votada, obteve a maioria.
Assim, a Mesa é constituída por José Manuel Dinis (Presidente), Ana Cristina Invêncio (1.ª Secretária) e Francisco Marques (2.º Secretário).
A condução dos trabalhos foi entregue à Mesa da Assembleia eleita, cujo Presidente, em intervenção primeira, saudando, destacou a importância do acto que todos estavam a viver e caracterizou a Assembleia de Freguesia como forma concreta de exercício de cidadania, uma vez que este órgão autárquico assume o mandato que lhe foi conferido pelos cidadãos que, no acto eleitoral do dia 11 de Outubro, indicaram os seus representantes. Sem menosprezar o espectro partidário que gerou a constituição deste órgão autárquico, realçou a importância de todos seus membros manterem presente os verdadeiros anseios dos cidadãos que, escolhendo Coração de Jesus para viverem, se sentem por eles representados.
Agradecimento foi também dirigido aos cidadãos da freguesia que, em significativo número, quiseram, com a sua presença, tornar mais digno um acto simples mas de relevância.
Neste contexto foi perceptível o apelo à seriedade no trabalho que todos os membros da Assembleia agora instalada deverão demonstrar durante o mandato, sempre com a pretensão de servirem mais e melhor a Freguesia.
De seguida foi dada a oportunidade de intervenção a cada representante das listas partidárias eleitas para a Assembleia de Freguesia.
Pelo CDS, Fernando Elias Costa declarou a sua disponibilidade para trabalhar para o bem da freguesia. Pelo PS, Lúcia Silva, declarou sintonia com a intervenção do Presidente da Assembleia, destacando que eventuais divergências não serão obstáculo à disponibilidade para trabalhar para o bem dos cidadãos. Pelo PSD, Diamantino Santos começando por fazer uma saudação e agradecimento aos presentes e a todos que durante a campanha deram o seu contributo cívico, declarou que se pretende a implementação de um verdadeiro trabalho em equipa e de estreita e profícua colaboração com o Executivo Municipal. Com rigor, honestidade e credibilidade, pretende dizer aos nossos concidadãos que podem contar com a Junta de Freguesia para construir um espaço geográfico melhor e mais dinâmico, que coloque os cidadãos e as suas legítimas aspirações como o objectivo principal do trabalho a encetar.
E assim decorreu um acto simples mas de relevante significado para a Freguesia de Coração de Jesus – Viseu.
O Acto de Instalação foi anunciado.
No dia 27 de Novembro, pelas 18h e na sequência da convocatória emitida pelo Presidente cessante da Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus – Viseu decorreu o ACTO de Instalação da nova Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus, na sequência dos resultados das eleições autárquicas.
O Edital publicitado por afixação na Sede da Junta de Freguesia fazia a devida divulgação, realçando a natureza pública do acontecimento.
Tratava-se dum momento alto de lançamento de um novo ciclo de serviço à população de uma grande freguesia que com a participação empenhada de todos os eleitos a tornará ainda maior! Espera-se o contributo dos residentes quer individualmente que organizados em estruturas como o formado Conselho de Cidadãos.
Um Convite… para trabalhar!
Terminada a euforia da vitória da Lista do PSD à Freguesia de Coração de Jesus, construída com a imprescindível participação de todos quantos se envolveram na campanha, chegou o momento de apelar ao desenvolvimento das tarefas de preparação da missão que, nas urnas, os residentes atribuíram à equipa renovada! É tempo de prepararmos o muito trabalho que urge executar.
Assim, foi lançado o convite para uma visita pedestre à nossa Freguesia, de Bloco de Apontamentos, para registarmos o que de mais imediato existe para fazer:
“De acordo com os nossos princípios programáticos, gostaríamos de a(o) ter connosco nesta Acção, agendada para sábado, 31de Outubro, com concentração no Café 226, junto à Igreja Nova (Av. Infante D. Henrique), pelas 9,30 horas. Seria para nós um enorme prazer, contar com a sua presença. CONTAMOS CONVOSCO! PODEM CONTAR CONNOSCO!” – era assim um extracto da mensagem que todos os colaboradores receberam, subscrita pelo Prof. Diamantino Santos!
E à hora marcada, lá estava um magote! Gente da Lista e do “Conselho de Cidadãos” para calcorrear a área geográfica da freguesia e, falando com aos habitantes, registar muito do que é sentido como imprescindível ou importante mudar. E muitas preocupações foram dadas a conhecer. Serão, com certeza, merecedoras de atenção e constituirão acrescidas propostas para o plano de acção dos autarcas da freguesia durante o mandato que irão cumprir.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Resultados das eleições em Coração de Jesus
Os resultados eleitorais à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus deram uma vitória maioritária à Lista apresentada pelo Partido Social Democrata. O Partido Socialista foi a força política que obteve o segundo lugar em votos expressos, ficando o CDS/Partido Popular em terceiro lugar. Só estes três partidos conseguiram lugares no órgão Deliberativo da Freguesia que para o próximo mandato será assim constituída:
- Lista do PSD: 7 membros;
- Lista do PS: 5 membros;
- Lista do CDS: 1 membro;
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Lista renovada do PSD teve a maioria!
Os habitantes de Coração de Jesus – Viseu vão ter, durante os próximos quatro anos, uma nova equipa à frente da Junta de Freguesia. A lista renovada do PSD, apresentada a sufrágio eleitoral no dia 11 de Outubro de 2009, venceu! Formada maioritariamente por pessoas que se lançam agora nesta aventura de exercício directo de cidadania, desconhecidas da maioria dos residentes, incluindo alguns independentes que deste modo se disponibilizam para servir a comunidade, foi possível obter a maioria absoluta! Numa atitude de humildade e com o propósito de favorecer os interesses desta grande freguesia, foi desenvolvida uma campanha de respeito por todos e de auscultação das pessoas e instituições de modo a podermos projectar as acções concretas que criem dinamismos de progresso e evolução. Como sabemos que todos somos poucos para fazer ainda maior uma grande freguesia da cidade de Viseu, a equipa agora eleita desenvolverá o seu trabalho autárquico tendo como preocupação primeira as pessoas, os seus desassossegos, anseios e desejo de felicidade. Para tal contará com o empenho de todos, cidadãos anónimos, estruturas organizadas, entidades sociais e até com os representantes das outras forças politicas que, saudando, sugerimos preocupações construtivas, materializáveis em políticas locais concretizáveis. Assim sendo, será mais fácil levar a efeito ideias centradas na área social, que evidenciem prioridades para com todos e suas famílias, uma vez que entendemos que a instituição familiar merece ser protegida e salvaguardada de estratégias subtis que visem o seu enfraquecimento. A confiança que os cidadãos de Coração de Jesus nos deram, além gerar o necessário agradecimento, transforma-se em responsabilidade que todos tentaremos assumir sem defraudar quem ousou notar nesta equipa renovada! Uma palavra de apreço vai para todos quantos tornaram mais formal, ao longo das últimas semanas de campanha eleitoral, o seu apoio, quer integrando o Conselho de Cidadãos quer para quem, abnegadamente, nos acompanhou nos contactos com as pessoas e as residências nos vários bairros e zonas urbanas da nossa freguesia. A todos, bem-hajam!
Gente nova nos Órgãos Autárquicos
O dia 11 de Outubro de 2009 foi importante para todos os portugueses! Para todos os que escolheram a freguesia de Coração de Jesus – Viseu para viver, foi um domingo determinante para o quotidiano futuro. As eleições para os Órgãos Autárquicos deram uma oportunidade aos cidadãos para escolherem as equipas que assumirão as responsabilidades de definir e orientar as opções políticas a implementar localmente durante os próximos quatro anos. Para a Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus o Partido Social-Democrata apresentou uma lista renovada! Trata-se dum conjunto de pessoas determinadas em colocar nas acções autárquicas locais um cunho de dinamismo, de inovação, de respeito pelas pessoas, de defesa dos interesses de todos os habitantes, das instituições e das empresas que no espaço geográfico estão sedeadas. A lista referida integra também pessoas independentes, facto relevante para que os interesses dos cidadãos e suas vidas, mereçam a preocupação primeira. Idêntica estratégia foi também adoptada pelas outras forças políticas. Estamos crentes que os princípios morais e éticos que norteiam todos os que se candidatam à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus nas equipas renovadas dos partidos são garantia dum olhar diferente e acolhedor à componente social que deverá atravessar todas as iniciativas autárquicas. Contamos com todos! A opinião de cada um é determinante para que façamos sempre maior uma grande freguesia! Podem contar connosco!